Dizem que somos o que comemos, esse sentimento é definitivamente verdadeiro quando se trata da nossa pele. É o maior órgão do nosso corpo, e merece todo o TLC nutricional que lhe possamos dar. Portanto, dêem uma vista de olhos ao que vocês próprios têm alimentado, e portanto alimentem a vossa pele.
Um dos componentes mais importantes para a saúde da pele é a vitamina A, e provavelmente uma das melhores fontes de vitamina A são os produtos lácteos com baixo teor de gordura. Pode-se dizer que a saúde da nossa pele depende da vitamina A. O iogurte magro não é apenas rico em vitamina A, mas também em acidophilus, a bactéria “viva” que é boa para a saúde intestinal. Acontece que também pode ter um impacto na pele, uma vez que ajuda na digestão. Outras boas fontes de vitamina A incluem óleo de fígado de bacalhau, batata doce, cenouras, vegetais com folhas, e cereais fortificados para o pequeno-almoço.
É importante também ter a certeza de estar a comer alimentos ricos em antioxidantes, tais como amoras, mirtilos, morangos, e ameixas. Os benefícios destes alimentos para uma pele saudável são abundantes. Os antioxidantes e outros fitoquímicos destas frutas podem proteger as células da pele, pelo que há menos hipóteses de danos. Isto, por sua vez, protege contra o envelhecimento prematuro, e mantém a pele com um aspecto mais jovem durante mais tempo. Outras frutas e vegetais que são ricos em antioxidantes incluem alcachofras, preto, vermelho, e feijão pinto, ameixas secas, e nozes pecan.
Os ácidos gordos essenciais (EFAs) são essenciais para a sua pele. Incluem salmão, nozes, óleo de canola, e sementes de linho. Os ácidos gordos essenciais mantêm as membranas celulares saudáveis, e permitem a passagem dos nutrientes.
Também precisamos de óleos saudáveis, que contenham mais do que ácidos gordos essenciais. Comer óleos de boa qualidade ajuda a manter a pele lubrificada e mantém a sua aparência e sensação de saúde em geral. Procure óleos que sejam prensados a frio, tais como azeite ou azeite virgem extra. Precisamos apenas de cerca de duas colheres de sopa por dia de óleos saudáveis, por isso use sabiamente.
O selénio desempenha um papel importante na saúde das células da pele. Encontra-se em alimentos como pão integral, muffins, e cereais, peru, atum e castanhas do Brasil são importantes nutriente. Estudos recentes mostram que se os níveis de selénio são elevados, mesmo a pele danificada pelo sol pode sofrer apenas danos mínimos, se é que os há.
A escolha das versões de cereais integrais de hidratos de carbono complexos pode ter um efeito significativo nos níveis de insulina. Os açúcares processados e refinados podem causar inflamações que podem, em última análise, estar ligadas a quebras de pele.
O chá verde tem propriedades anti-inflamatórias, e protege a membrana da célula. Pode mesmo ajudar a prevenir ou reduzir os riscos de cancro da pele.
A água desempenha um papel tão importante na sua saúde geral, e tem também um efeito profundo na saúde da sua pele. A pele bem hidratada é saudável e de aspecto jovem. Também ajuda a retirar as toxinas do seu sistema para que tenham menos hipóteses de causar danos.
Adorei o artigo. Muito explicativo sobre os benefícios da vitamina A e dos alimentos bem escolhidos. Parabéns.
Café café café, e muitos produtos especiais trazidos com amor e carinho melhor loja de artigos e especiarias que já fui.
Eu acho essa loja top
Muito importante ter esse entendimento, de que cuidados com a pele passam por uma boa alimentação também!
Arte verde,à arte de manter a saúde e bem-estar 😉👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥂