Recentes pesquisas dietéticas revelaram 14 alimentos diferentes e densos em nutrientes que, uma e outra vez, promovem uma boa saúde geral. Chamados de “superalimentos”, eles tendem a ter menos calorias, níveis mais altos de vitaminas e minerais, e muitos antioxidantes para combater doenças.
Feijões (leguminosas), bagas (especialmente mirtilos), brócolis, chá verde, nozes (especialmente nozes), laranjas, abóbora, salmão, soja, espinafre, tomate, peru, grãos inteiros, aveia e iogurte podem ajudar a deter e até mesmo reverter doenças como hipertensão, diabetes, Alzheimer, e algumas formas de câncer. E onde se pode ter um efeito sobre uma determinada parte do corpo, também pode afetar a saúde de outras funções e desempenho do corpo, uma vez que todo o corpo está conectado. Com estes 14 alimentos como base de uma dieta balanceada e sólida, os artifícios para emagrecer e outros programas de perda de peso rápido podem se tornar uma coisa do passado em sua vida.
Por outro lado, os malefícios de uma dieta desequilibrada são vários e variados. Baixos níveis de energia, oscilações de humor, cansaço o tempo todo, mudança de peso, desconforto com o corpo esses são apenas alguns sinais de que sua dieta está desequilibrada. Uma dieta desequilibrada pode causar problemas com a manutenção dos tecidos do corpo, crescimento e desenvolvimento, funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, assim como problemas com os sistemas ósseo e muscular.
Os sintomas de desnutrição incluem falta de energia, irritabilidade, um sistema imunológico enfraquecido levando a constipações ou alergias frequentes, e esgotamento mineral que pode desencadear uma variedade de preocupações de saúde, incluindo anemia.
O corpo está conectado, perceber que um corpo insalubre resultará em um espírito insalubre. Quando nutrimos nosso corpo com estes super-alimentos e os complementamos com outros alimentos frescos densos e saudáveis, nosso espírito será vitalizado e saudável como um resultado direto.
Muitas dietas modernas baseadas em alimentos de conveniência pré-embalados são extremamente carentes em muitas vitaminas e minerais, que podem afetar nossas capacidades mentais também, e causar irritabilidade, confusão e a sensação de “estar em um nevoeiro” o tempo todo.
Os superalimentos podem ser a base de uma solução sólida, saudável e nutritiva para curar muitas dessas doenças e muito mais.